segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FESLAV "Festival de Leitura, Arte e Vida


FESLAV "Festival de Leitura, Arte e Vida



1-    JUSTIFICATIVA

    São grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar ações para a melhoria da condição de vida na sociedade e no mundo. A leitura é o meio mais adequado para assegurar essas condições, além de ser um fator determinante de conhecimento, esclarecimento e de conquistas para que se possa exercer a cidadania.

Com a aquisição da leitura, ganha-se o poder da expressividade, da determinação e principalmente de formação humana, a qual nos torna seres atuantes, transformadores, renovadores e principalmente responsáveis pelas nossas ações.


Muitos são os erros e prejuízos cometidos contra a humanidade pela falta de aquisição da leitura, entre eles estão a despreocupação e ao mesmo tempo a depredação do meio ambiente, seja nas escolas, nas ruas, nos rios e igarapés etc. Fator este, que pode ser olhado com preocupação e cuidado através do ato de ler, de fazer leituras dos acontecimentos históricos, das transformações que o mundo vem sofrendo e através dela pode-se repensar e traçar ações transformadoras para o cuidado mais consciente do meio ambiente, pois é através da leitura que ocorre a resignificação e transformação do ser humano.

É preocupante, no entanto, a forma como os cidadãos não estão preocupados com o que possa acontecer com a presente ou futura geração. Muitos fatores já vêm ocorrendo, como, por exemplo, as tragédias no Japão, o desmatamento incontrolável na Amazônia, as enchentes causadas pelas chuvas nas grandes capitais, a extinção de animais, etc.

Diante deste problema pergunta-se: Será que parou por aí?

Talvez sim, talvez não. Isso dependerá da mão, ou melhor, da consciência do homem, da consciência do compromisso de todos nós para livrarmos o meio ambiente e nós mesmos de seu extermínio.

É pautado, portanto, nas considerações acima e fomos levados a realizar a elaboração deste projeto, de maneira que possamos aproximar os alunos através dos variados meios de leitura e de comunicação da sua real responsabilidade para com o meio ambiente, levando-os a tornarem-se autores, responsáveis pelo desenvolvimento do mesmo, sentindo-se como um ser importante em contribuir com um futuro melhor para os seres vivos em geral.


2-    OBJETIVO GERAL:


Despertar no aluno o interesse pelo ato de ler, enfatizando a importância do conhecer para poder cuidar, proporcionando ao mesmo atitudes de compreensão, análise e principalmente de criar através do conhecimento atitudes inovadoras e sensibilizadoras para a real necessidade de um olhar mais atencioso e cuidadoso do mundo do qual todos fazem parte.


3-    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

   * Proporcionar aos alunos o contato com livros, estimulando ao ato da leitura;

   * Torná-los conhecedores de diferentes modalidades de textos, figuras, filmes, músicas, vídeos, imagens, etc.

    *Estabelecer uma rotina de coletas, seleção de materiais orgânicos, não orgânicos e/ou recicláveis, bem como destinação adequada do lixo produzido pela escola;

    *Manter as dependências da escola limpas;

    *Sensibilizar a comunidade escolar para o ato de fazer o plantio ao redor da escola;

    *Criar na escola jardins ao redor e interior da escola;

    *Desenvolver a atitude prazerosa de preservar o ambiente seja ele escolar, domiciliar e comunitário.

    *Levar os alunos a criar maneira de expressar os variados tipos de leituras com temas relacionados ao meio ambiente.

4-    METODOLOGIA

☻    Conversa com professores e demais funcionários sobre o projeto;

☻    Divulgação do projeto para toda a escola pela gestora, coordenadora, professores e alunos representantes de turma.

☻    Pesquisas envolvendo os realizadores do projeto sobre os acontecimentos que estão atingindo ou prejudicando o meio ambiente.

☻    Pesquisas de campo envolvendo alunos do 5º ao 9º ano em alguns lugares da cidade, onde se encontram as lixeiras seletivas, assim como rio, igarapés ou outros lugares que são indevidamente depositados lixos.

☻    Execução de atividades por disciplinas.

☻    Construir jardins de concreto para fazer as plantações de plantas ornamentais.

☻    Produzir materiais inovadores com os recursos recicláveis.
☻    Fazer exposição das imagens registradas durante as aulas de campo;

☻    Elaborar mensagens para sensibilizar e conscientizar da necessidade de preservar o meio ambiente.

☻    Trabalhar os variados gêneros textuais conforme cada série/ano.

☻    Elaborar um jornal SOS Planeta, que informe ou oriente as pessoas sobre os danos que estamos causando ao meio ambiente e o que pode ser feito para melhorar.

☻    Organizar peças teatrais envolvendo o tema sobre as questões ambientais.

☻    Visita nos bairros e casas orientando sobre os cuidados que devemos ter com a coleta do lixo doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário