Quem Somos?


IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Nome: Escola Municipal “Olavo Bilac”
Endereço: Rua 1º de Maio, Colônia I
CEP: 69630-000
Ato de Criação: Decreto nº088 de 31 de outubro de 1983.
Nível de Ensino: Ensino fundamental de 08 anos, Ensino Fundamental de 9 anos e EJA  (Educação de Jovens e Adultos) 1º e 2º segmento.
Número de Alunos: 608
Horários: Matutino, Vespertino e Noturno
Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal
Ano: 2011


4.1. HISTÓRICO DA ESCOLA

A escola Municipal Olavo Bilac é uma escola pública de referencia em qualidade de educação, que busca cada vez melhor atender à comunidade num resgate à cidadania, como marco referencial além do conhecimento sistematizado.
Foi inaugurada no dia 1º de março de 1976, na Gestão do excelentíssimo prefeito Alfredo Goulart Sade, através do decreto nº 088 de 31 de outubro de 1983. 
A escola Olavo Bilac é mantida pela prefeitura Municipal de Benjamin Constant, e vem atuando na comunidade Benjaminense com o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série e o ensino fundamental em 9 anos.
No início, a escola atendia somente de 1ª a 4ª série, com capacidade para 300 alunos. Com o passar dos anos as exigências escolares aumentaram, aumentando também sua capacidade, pois constatou a existência de uma grande demanda de crianças em idade escolar.
Sua primeira estrutura possuía as seguintes dependências: 06 (seis) salas de aula, 02 (dois) banheiros masculinos e 02 (dois) banheiros feminino, 01 (uma) cozinha, 01 (um) deposito para acondicionamento da merenda escolar, 01 (uma) sala para diretoria/secretaria, 01 (uma) sala para professores e 01(um) pátio coberto.
No ano de 2002 a escola passou por uma reforma e climatização, acontecendo também a sua ampliação, onde foram construídas 02 (duas) salas de aula e 01(um) laboratório de Informática.
Atualmente a escola funciona com as seguintes estruturas: 08 (oito) salas de aula em funcionamento nos dois turnos, e a noite funciona 06 (seis) salas de aula.
A escola possui também 04 (quatro) turmas da EJA, (total de 111 alunos) – Educação de Jovens e Adultos. Possui 15 (quinze) computadores no Laboratório de Informática com internet, e a mesma foi otimizada para atender como sala de recursos.
Atualmente a escola possui 22 turmas, funcionando nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. Pela manhã 8 turmas funcionam: são atendidas crianças de 06 anos no ensino fundamental em 9 anos, o 1º ano e 2º ano e o ensino fundamental em 8 anos de 1ª a 4ª  série. À tarde 8 turmas com 01 (uma) turma de 1º ano e 01 (uma) 2º ano e 01 (uma) 3º e 4º ano e 4ª a 6ª série. A noite é atendidas  turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e  uma turma de alunos de  8ª série.
A Escola hoje tem um corpo docente muito privilegiado ao todo são  27 (vinte e sete) professores atuando em sala de aula. Possui 01 (uma) orientadora pedagógica, 01 (um) secretario efetivo, 04 (quatro) auxiliares de secretaria três são professores readaptados e 01 (uma) com a função de auxiliar de secretaria, 08 (oito) auxiliares de serviços gerais, todos são efetivos,  06 ( seis) merendeiras efetivas e 03 (três) vigias, onde dois são vigias noturnos e um diurno.
 Do corpo docente: dos 27 (vinte e sete) efetivos, temos 10(dez) com Nível Superior, 03 (três) com pós-graduação, 12(doze) cursando Nível Superior, 01 (um) possui formação em  magistério e 01 (um) possui formação no Ensino Médio.
Os diretores da escola seguindo a ordem ascendente foram: Hortência Ferreira dos Anjos, Mª da Candeia Nogueira, Tereza Gomes Pires, Roseira, Luis Carlos Garcia Lopes, Antonio de Matos Castilho, Aristélio Sabino de Oliveira e atualmente a escola esta sendo dirigida pela Professora Luciene de Lima Cavalcante, nomeada pelo prefeito em exercício, eleito no ultimo pleito eleitoral.
Desde 2005, ocorreu com sucesso o Conselho de Classe participativo(educadores, direção, secretario e apoio pedagógico). Há o intuito de dar continuidade a este processo, pois vem surtindo efeito e a escola pretende incluir alunos, pais ou responsável de alunos e o Conselho Escolar para melhorar o rendimento dos discentes.
A escola também com parceria com a UFAM, criou o conselho escolar, o qual teve aceitação no âmbito escolar e comunidade com o objetivo de fortalecer e contribuir com o ensino aprendizagem dos alunos. E melhorar as atividades educacionais, com intuito de minimizar a evasão escolar e repetência e a auto-estima dos docentes e não docentes.
Dentro do contexto da estrutura física da escola ressaltamos a falta de espaço especifico para o desenvolvimento das atividades lúdicas, culturais e sociais, como também para a distribuição da merenda escolar, dificultando e impedindo os anseios da comunidade escolar e também uma sala  de recursos para atender as crianças com dificuldade de aprendizagem no contra turno.
A relação de alunos por sala de aula varia entre 25 a 35, visando sempre diminuir a super lotação para uma eficiente aprendizagem, embora a nossa felicidade seja tanta em relação às famílias que muito tem procurado esta instituição para matricular seu filho.